Você conseguiria dizer se realmente está extraindo todo o potencial de sua máquina durante seu processo de usinagem?
No dia a dia, há muitos fatores que nos impedem de identificar e definir elementos extra em nossos processos, fatores esses que podem potencializar, mas que acabam “passando batido”, por vários motivos, entre eles a alta demanda e o senso de urgência.
Neste artigo, selecionamos um desses fatores, o chamado “potência de corte.
Potência de corte nada mais é do que o valor de potência exigido pela maquina para se efetuar o corte ou a usinagem em questão. Essa exigência vai depender de alguns pré-requisitos, como o material a ser usinado, o coeficiente de força específica de corte, a eficiência que queremos extrair da máquina, entre outros fatores que listaremos logo abaixo.
Através do resultado do calculo de potência de corte, podemos identificar se o processo em si pode estar extraindo muita força da máquina ou se pode se extrair mais apenas ajustando os parâmetros. Pode-se também sugerir ajustes nos parâmetros de corte, incremento, de forma ter mais eficiencia e tempo de usinagem mais curto, principalmente em processos de desbaste.
Para efeitos de cálculo, separamos as formulas e o descritivo para cada processo, tanto torneamento quanto fresamento:
Cada calculo envolve os parâmetros básicos de usinagem. O coeficiente de força específica de corte pode ser consultado em tabelas ou literaturas do segmento.
Ou se você preferir, o departamento de ferramentas de corte da mitsubishi desenvolveu uma calculadora de potência de corte para você efetuar seus cálculos de maneira mais rápida.
http://www.mitsubishicarbide.net/contents/mht/pt/html/product/technical_information/information/formula4.html
Créditos Everton Fernandes - Joinville, SC.