sábado, 8 de outubro de 2011
Como evitar colisões em máquinas CNC
Essa matéria é para alertar testes dos programas NC em máquinas CNC, principalmente programas que são gerados para testes de pós processadores.
Teste de Programa
Existem duas situações de processamento de programas que podem ser consideradas em teste de risco.
O primeiro caso é quando o programa é totalmente novo, onde todas as sentenças são de processamento em nível de teste. Nessa situação, ao ser processado, o programa é considerado situação de risco desde a primeira até a última sentença.
Outro caso é quando um programa, já testado e aprovado anteriormente, que está trabalhando em operação de produção, por alguma razão (por exemplo: otimização, alteração de produto ou processo etc.) recebe uma alteração, desde uma simples palavra até diversas sentenças.
Nesse caso, quando o programa for alterado mesmo que seja apenas uma simples palavra (exemplo: uma cota mudou de X20 para X20.1), passa a ser considerada uma sentença em teste. Toda sentença onde houve alguma alteração, por pequena e simples que seja, também é considerada em teste. Portanto, situação de risco!
A colisão pode ocorrer em qualquer um dos dois casos acima, quando considera-se que a programação da sentença em processamento está corretamente escrita e que o deslocamento está livre de colisão, mas na realidade há algum erro que coloca um movimento num percurso obstruído. Então, ocorre a colisão.
AÇÃO PREVENTIVA - A execução em "TESTE" de um programa deve ser feita com os mesmos cuidados, tanto num programa "novo", quanto num "alterado".
Quando se tratar de um programa novo (try-out), os cuidados descritos adiante devem ser observados da primeira à última sentença em execução. Já no programa alterado, esse cuidado se restringe á região onde existirem sentenças alteradas.
Os principais cuidados nos testes de programas são:
Manter o override (potenciômetro) de avanço sempre fechado na posição zero, com isto nenhum movimento acontecerá de surpresa.
Selecionada tecla de modo de trabalho automático, que dará inicio ao processamento do programa selecionado para usinagem, deve-se também selecionar a tecla "single block". Com esta tecla ativada, após o acionamento da "Partida" (Start), é liberada a execução de apenas uma sentença do programa que, após a conclusão da mesma, automaticamente é realizado um ciclo de parada (Stop). A próxima sentença só será executada com o acionamento de nova "Partida", e assim sucessivamente as sentenças vão sendo processadas uma a uma.
Com o override (potenciômetro) de avanço fechado na posição zero, nenhum movimento acontece. Com "single block" atuando, havendo uma "Partida" de execução do programa, se houver alguma sentença que contenha uma ação de deslocamento, os movimentos ficarão retidos e os valores a serem deslocados serão mostrados na tela de operação na indicação de "Deslocamento Restante".
Nesse caso, são mostrados na tela os valores a ser deslocados nos respectivos eixos. Como os movimentos ficam retidos, a sentença não é concluída, neste caso o operador poderá observar qual eixo vai se movimentar, quanto e para onde vai ocorrer o deslocamento.
O operador deve observar visualmente. Caso isso não seja possível, deverá abrir a porta de trabalho e verificar diretamente na área de usinagem, se vai ou não vai ocorrer colisão.
Somente após ter "certeza" de que a movimentação vai ocorrer de acordo com previsto, o override deve ser cuidadosamente aberto até completar os deslocamentos dos eixos previstos na sentença. Nessa movimentação de eixos, os valores de "Deslocamento Restante" mostrados na tela vão sendo reduzidos de acordo com a redução da distância entre a posição atual e a posição final programada, até atingir a posição final, quando são zerados todos os eixos.
Por estar em "single block", novo "Stop" é realizado. O override deve ser novamente fechado na posição zero, e com nova "Partida" tudo se repete, sentença por sentença, com os mesmos cuidados.
Somente após serem observadas todas as sentenças do programa, e que foram testadas na seqüência exata do processo, sem nenhuma modificação, e processadas de forma segura, é que o programa deve ser liberado do modo ""single block" e o override aberto a 100%. Qualquer dúvida interromper e reavaliar a situação.
DICAS ESPECIAIS
Nunca acreditar que tudo está correto sem que tenha sido testado.
Nunca acreditar que um programa foi escrito sem nenhum erro ou coisa parecida.
Nunca acreditar que, pelo fato de tudo ter dado certo até determinado ponto do teste, que daí para frente também estará correto. Por exemplo, num processo de 18 ferramentas já passaram pelo teste de programa 17, e tudo estava OK. Não acreditar que a última também esta OK (lembre-se da Lei de Murphy).
Desconfie sempre. Prosseguir com o teste, sentença por sentença, da primeira até a última.
Em nenhum momento, a "Partida" deve ser acionada com o "override" fora da posição "zero".
Em nenhum momento o "override" deve ser aberto para movimentação de eixo, sem que se tenha observado para onde vai ocorrer o deslocamento, e se poderá ocorrer alguma colisão.
Somente abrir o "override" com a certeza que tudo está sob controle.
Um ciclo automático contínuo somente deverá ser liberado depois que todas as sentenças já foram processadas na seqüência do programa, e que tudo esteja "correto".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário