Os primeiros sistemas DNC foram implementados no final da década de 60 nos EUA e Japão, para gerenciar e distribuir os programas CN. Esperava-se a simplificação do gerenciamento e distribuição de programas, maior velocidade na transmissão dos dados, e maior confiabilidade na operação de transmissão. Inicialmente restringiam-se ao gerenciamento e distribuição dos programas. Em seguida, surgiram comandos simplificados, onde parte das funções do CN eram deslocadas para o computador, barateando-se o hardware do CN, mas aumentava-se o risco de parada da linha.
Atualmente, pode-se dizer que o DNC possui várias funções:
- integração de outros setores da empresa (engenharia, produção,...);
- integração de sistemas CAD com máquinas CN;
- gerenciamento e distribuição de programas CN;
- correção de dados;
- aquisição e processamento de dados da produção e de máquinas CN;
- funções parciais de controle da produção e do fluxo de materiais;
Diversas são as formas de realização destas funções. A forma clássica, que pode ser chamada de DNC terminal, utilizando-se o terminal anteposto à máquina operatriz intermediando a transmissão de dados. Desse modo o comando centralizado de funções não é possível, sendo a iniciativa da transmissão dos dados a cargo do operador.
Uma segunda forma, pode ser chamada de DNC remoto. Ela permite o comando centralizado, e é necessária quando robôs e máquinas operatrizes são utilizadas no contexto de sistemas flexíveis de manufatura. Neste caso os programas são transmitidos e a máquina é preparada remotamente para a usinagem. A decisão da transmissão parte do computador controlando a linha.
veja também!!
Ajuste de parâmetros de velocidade de corte e rotação para torno e fresa CNC.
http://posprocessador.blogspot.com/2012/01/servicos-de-ajuste-de-parametros-de.html
veja também!!
Ajuste de parâmetros de velocidade de corte e rotação para torno e fresa CNC.
http://posprocessador.blogspot.com/2012/01/servicos-de-ajuste-de-parametros-de.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário